sexta-feira, 18 de maio de 2012

The Chosen ones (Joe Hart)

Vou, entao, comecar esta rubrica  onde pretendo analisar o perfil dos 23 escolhidos pelo recente seleccionador Roy Hodgson, assim como o trajecto por eles feito ate  ao momento. Desde ja gostava de pedir desculpa a todos pela ausencia de acentos na minha escrita, uma vez que estou a escrever este texto atraves de um teclado britanico que nao e grande fa de acentos e/ou cedilhas.


Comecando pela baliza, e pelo mais do que provavel titular, falemos um bocado de Joe Hart! O actual jogador do Manchester City, acaba de ser sagrado campeao ingles, mas os primordios da sua carreira passam pelo modesto (quase amador) Shrewbury Town, clube da sua cidade natal, inde nasceu no dia 19 de Abril de 1987. Aos 15 anos de idade ja compunha a equipa principal, sendo que a sua estreia acontece um dia depois de completer 17 anos, e aos 18 agarra defenitivamente a titularidade jogando 46 partidas.

Em 2006, e apos um periodo em que representou a selecao de sub-19, e era seguido por equipas como Arsenal e Everton, é o Manchester City que adquire o seu passé pela modica quantia de 600 mil libras, fazendo logo a estreia pelos azuis-celeste em Outubro desse ano, apos a lesao de Andreas Isaksson!

Como era ainda bastante jovem, e o City contava com o gigante sueco nos seus quadros, Hart é colocado a rodar na Segunda metade da época no Tranmere Rovers, contudo só esteve lá um mes (Janeiro), passando de seguida pelo Blackpool, a partir de Abril, sendo ainda convocado para o Euro 2007 pela selecao sub-21! Nos tangerines, e apesar de apenas ter realizado 5 jogos, ganhou-os todos e ajudou a equipa a ser promovida ao Championship!

Na época seguinte Sven-Goran Erickson quis ficar com ele no plantel, colocando-o até a titular em detrimento de Isaksson entre as jornadas 8 e 13, e posteriormente da 18 até a 37!


“É sem dúvida um dos maiores talentos neste país como guarda-redes, e pode se tornar um jogador para a seleção no futuro.” – Erickson, técnico do City, sobre Joe Hart.

Isaksson ficou insatisfeito com a situacao e ruma ao PSV Eindhoven, deixando a baliza do clube inglês entregue definitivamente a Hart, uma vez que a concorrência de Kasper Schmeichel não era suficientemente forte. Contudo, a partir de Fevereiro é relegado para o banco, por consequência da chegada da lenda irlandesa Shay Given, e desde então não voltou a atuar nessa época pelos citizens!

Pela seleção sub-21 é novamente convocado para o Europeu, ajudando os “Three Lions” a apurar-se para a final, com uma grande exibição na meia-final e grande contributo nas grandes penalidades que decidiram o vencedor (defendeu 2 penaltys, e marcou o 2º por Inglaterra, depois de Milner ter falhado o 1º)! Todavia, na final haviam de ser massacrados pela Alemnha, por 4-0, sem a participação de Hart que estava suspenso!

Tapado pro um guarda-redes de classe mundial é então emprestado ao Birmigham, onde as coisas que lhe começam a correr muito mal, mas nunca deixando de ser aposta de Alex Mcleish, revela todo o potencial que tem e é considerado como um dos melhores guarda-redes do campeonato! Esta distinção valeu-lhe a chamada para o Mundial de 2010 como 3º guarda-redes da seleção A!

De volta ao City, e já com Roberto Mancini no comando dos noisy neighbours, Hart consegue relegar Given para o banco e agarra a titularidade, e as exibições que ia fazendo não deram a minima hipótese ao veterano irlandês de se mostrar! Desde então que é titularíssimo no City, falhando apenas 2 jogos nas últimas duas épocas!


Joe Hart é possivelmente um dos guarda-redes mais rápidos e mais ágeis da história do futebol, o que aliado à sua excelente estrutura física o torna capaz de fazer defesas incríveis! No meu ponto de vista, e apesar de ainda ter 25 anos, já pertence ao top 5 da história do futebol na sua posição.



12 comentários:

  1. Brilhante ideia !! bom texto, sobre um excelente keeper. mas se me permites acho exagerada a ultima frase lol schmeichel zoff baia taffarel buffon kahn são todos eles excelentes keepers da história. mas é para mim a par de neuer e rui patrício um dos melhores da atualidade.

    ResponderEliminar
  2. Acho que não é um dos melhores da história porque ainda é muito novo e tem muito que correr para lá chegar. Bastava mudares o "já" para "pode" que concordava contigo. Eu sou da opinião de que os grandes jogadores se vêm nos grandes palcos, como finais de Champions League, Europeus ou Mundiais. É o que falta ao Hart, mas ainda tem tempo, mas sem dúvida de que é um guarda-redes de topo!

    ResponderEliminar
  3. Pois, talvez tenha exagerado um bocado...deixei-me levar pela emoção do video que tinha visto! Concordo com os argumentos por voces apresentados, embora tenha duvidas que taffarel e baía sejam superiores a ele! Mas lá está, ha sempre aquela tendencia de se falar em títulos quando se estão a comparar grandes jogadores! Pessoalmente sou totalmente contra essa perspectiva! Que me lembre, e espero não estar a ser precipitado nesta declaração, não me recordo de um jogo menos conseguido do Hart ou de grandes frangos do mesmo! Já o baía e o patricio que são os que conheço melhor, definitivamente não posso dizer a mesma coisa

    ResponderEliminar
  4. mas o baia e o patricio são mais acompanhados da nossa parte. o baia já foi considerado melhor gr da europa duas vezes. é de respeito isso. o patricio começou muito novo na equipa principal do sporte. mas lá está sao muitos novos ainda. o futebol fica a ganhar com jogadores assim. é como ter o messi e o CR7. o taffarel já foi só pra ter mais um na lista lol sinceramente nunca o vi defender looool

    ResponderEliminar
  5. Realmente essa dos 5 melhores de sempre foi bastante precipitada João Mendonça! É, sem dúvida, um grande guarda redes e com muita carreira pela frente ainda. A continuar assim poderá muito bem vir a fazer parte do lote dos melhores de sempre, mas para já fica-se por um dos melhores da actualidade.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Mendonça! Ótima ideia e grande texto, sim senhor...

    Este Joe é incrível. Tem umas qualidades físicas e técnicas absolutamente impressionantes e depois tem uma característica que separa um grande guarda redes de um guarda redes de topo: (alto nível de) concentração. Para mim será mais importante para a seleção que o Rooney neste Europeu.

    Não querendo discutir os nomes em discussão, não se esqueçam do Michele Preud'homme rapazes...

    ResponderEliminar
  7. Já agora e depois da recente conquista da Champions league, Petr Cech também tem de ser tido em conta. Sem ,dúvida que a conquista deste troféu por parte do Chelsea se deve em grande parte a ele, a par do Drogba. Só teve azar na sua nacionalidade, pois nunca teve a oportunidade de brilhar numa grande competição em termos de seleções

    ResponderEliminar
  8. rayan akram jawa o petr cech nã o é melhor que o joe. nem num dia sim lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste momento não, mas o gajo já foi muito grande Silva! Teve o azar de levar uma joelhada na cabeça do mítico Hunt foi o que foi. O Cech é dos melhores redes que eu vi jogar.

      Eliminar
    2. Concordo! O Cech nos tempos do Mourinho era um monstro na baliza! Por acaso ja tinha pensado nele, mas como fui eu que lancei a polemica as ter proferido que o Joe Hart tava no top 5, nao me ia por aqui a dar tiros nos pes!xD

      Eliminar
    3. ahaha bem visto Mendonce. Isto dos melhores do mundo é sempre muito complicado e muito relativo...

      Para quando o Ruddy? Eu gosto muito do gajo. Apesar de só ter tido uma ou duas clean sheets gostei muita da época dele no Norwich. E lá está, está numa equipa que não prima pela preocupação defensiva, ele não tem culpa.

      Eliminar
  9. eu concordo também. eu até achava o cech o melhor da altura. mas neste momento não acho. tá com medo dos choques e é super normal.

    ResponderEliminar