quarta-feira, 23 de maio de 2012

The Chosen ones (John Ruddy)

Com a fraca época realizada por Paul Robinson em Blackburn, com a pouca utilização de Stockdale, que apenas realizou 8 jogo pelos Cottagers, e com a renúncia à selecção por parte de Ben Foster (treinado por Roy Hogdson esta época e mais do que natural presumível escolha do seleccionador se estivesse disponível) coube a Jonh Ruddy a honra de representar a selecção do seu país no certame europeu deste ano, que é o mais do que justo prémio para a época que este jovem talentoso guarda redes fez ao serviço do, igualmente surpreendente, Norwich City.

Ruddy, de 25 anos, nascido em Cambridge no dia 25 de Outubro de 1986, começou a sua carreira futebolística no clube da sua terra natal em 2004, mas a qualidade demonstrada era tanta que acabou a fazer testes no Manchester United em Novembro de 2004, assinando no Verão seguinte pelo Everton, por uma verba a rondar os 250mil libras.

Nos 5 anos de ligação aos Toffees, apenas iria fazer 1 jogo pela equipa de Goodison Park em 2006, contudo antes representaria por empréstimo clubes como Walsall (5 jogos), Rushden & Diamonds (3 jogos), o Chester City (4 jogos) e ainda o Stockport County (11 jogos). É então, quando estava ao serviço do Stockport que é chamado ao Everton no mês de Fevereiro, visto que a primeira e segunda escolha para a baliza dos Toffees, Nigel Martyn e Richard Wright, estavam lesionados. Num jogo contra o Blackburn, avanca para a baliza Iain Turner, todavia este também se lesionaria no decorrer da partida, e é aí que Ruddy joga os apenas 9 minutos com a camisola dos azuis de Liverpool, ao longo de toda a carreira. Na época seguinte é novamente emprestado ao Wrexham (5 jogos) e ao Bristol City (1 jogo), em empréstimos de curta duração (1 mês e 1 semana respectivamente), e volta ao Stockport (19 jogos). Ainda jogaria pelo Crewe Alexandra (19 jogos) e Montherwell (34 jogos), novamente por empréstimo do Everton, até que se acabam os períodos de experimentação (representou 8 clubes até aos 21 anos de idade) e é cedido a título definitivo ao seu actual clube (Norwich City), na época de 2010/11.

Nos canaries, areca logo a camisola numero 1, e joga 45 em 46 jogos na sua primeira época, ajudando a promoção da equipa para o maior escalão do futebol inglês. Na Premier League, ele e o Norwich fazem uma época a todos os níveis fantástica acabando num honroso decimo Segundo lugar.

Em termos de selecção, Ruddy apenas havia sido chamado uma vez aos trabalhos dos sub-19, sendo que esta chamada ao Euro 2012 é mesmo a sua primeira oportunidade de se exibir pelos Irons.


4 comentários:

  1. Venho por este meio actualizar a situacao de John Ruddy que partiu um dedo de uma mao e nao vai estar presente no Europeu. O seu substituto já está escolhido e será Jack Butland, um jovem desconhecido do publico em geral que pertence ao Birmigham, e que esta época jogou no Cheltenham Town

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar