terça-feira, 29 de maio de 2012

The Chosen ones (Phil Jagielka)

Phil Jagielka, nasceu em Sale, perto de Manchester, no dia 17 de Agosto de 1982, e começou a jogar futebol pelo Sheffield United, estreando-se na época 99/00, no último jogo da época. Havia de assinar contracto profissional no dia seguinte. Contudo, apenas se imporia como elemento fulcral nos The Blades em 02/03, e desde logo despoletou o interesse de equipas de topo em Inglaterra, como é exemplo do Leeds, que o queria levar para Elland Road juntamente com o seu colega de equipa Michael Brown. Porém, o Sheffield havia de rejeitar todo o tipo de conversações pelos 2 jogadores.
Os anos iam passando e o United ia resistindo a todas as ofertas que apareciam pelo centro-campista (curiosamente era a posição que ocupava na altura), e West Ham, Wigan, Bolton, entre outros, viam o desejo de contar com Jagielka negado vezes e vezes sem conta. O jogador acaba mesmo por renovar contracto em 2006, por mais 3 temporadas, quando a equipa consegue a promoção à Premier League, chegando mesmo a capitão (é aqui que começa a jogar no centro da defesa) dos The Blades, e ajudando a equipa a conquistar a sua primeira vitória no principal campeonato de terras de sua majestade desde 1994, após apontar um grande golo contra o Boro já no minuto 91 (http://www.youtube.com/watch?v=h7sCez1C_yc). Acabaria por ajudar a garantir outra grande vitória nesse mesmo ano, mas duma forma completamente diferente…jogaria 34 minutos na baliza, depois de uma lesão de Paddy Kenny, conseguindo manter o resultado de 1-0 que favorecia o United. Aliás, por diversas vezes, Neil Warnock não levava guarda-redes suplente para os jogos, uma vez que Jagielka desempenhava muito bem a função e assim podia ter mais opções tácticas no banco (relembro que naquela altura a convocatória apenas incluía 5 suplentes).Todavia, com a despromoção do United não seria mais possível segurar o jogador, e 254 jogos e 18 golos depois, Jagielka partia para o Everton por uma verba de 4 milhões de libras (o jogador mais rentável da historia do Sheffield).

Logo na primeira época haveria de participar em 41 partidas (7 para a antiga Taca UEFA), apesar de nos primeiros 14 jogos ter, unicamente, jogado de início em 6. Na temporada de 2008/09 é um dos indiscutíveis para David Moyes, ganhando o prémio de jogador do mês de Fevereiro e é eleito pelos adeptos o jogador do ano do clube. Nesse ano, apesar de ter marcado o penalty que carimbou o acesso para a final (http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=J9mDZn8w8Is&NR=1), falharia a final da Taca de Inglaterra, devido a uma ruptura de ligamentos dum joelho, lesão essa que o faria parar mais de metade da época seguinte, só voltando a jogar em Marco (de referir que a partir dai, o Everton não mais perdeu até ao final da época). Ao todo, são já 5 épocas de ligação aos Toffees, num total de 143 jogos e 4 golos!
Conta já com 11 encontros internacionais pela seleção A, sendo que também passou pelos sub-21 e pela seleção B. Foi chamado para substituir o lesionado Gareth Barry, conquistando o bilhete para a Polonia/Ucrânia com uma excelente exibição registada contra a Noruega no passado sábado!

É um central relativamente baixo (1,83), e talvez por isso tenha feito grande parte da carreira a médio centro, contudo é deveras um jogador astuto e sabe ler o jogo muito bem, o que lhe permite ser um elemento preponderante no Everton. Tem um grande espirito de liderança e é óptimo a fazer compensações a colegas seus na defesa! Merecia claramente esta chamada na minha opinião!





P.S. Peço desculpa pelo video não ser o mais masculino possível, mas foi o melhor que arranjei para mostrar alguns atributos do jogador como futebolista!

3 comentários:

  1. Este vídeo é uma declaração de amor tua a este homem? Nossa, que bicheza!

    ResponderEliminar
  2. Este vídeo é muito bom Mendonce. Conseguiste elevar ainda mais a qualidade das tuas postagens...

    Apesar de apreciar o Phil não acho que tivesse lugar nos primeiros 23. Com a lesão do Barry já aceito a sua chamada. O Carrick se não fosse burro ia ser titular neste europeu porque o Scottie está todo roto. Mas não vale a pena chorar sobre o leite derramado (LOL)

    ResponderEliminar
  3. Acreditem que encontrar um video apropriado para todos estes cascões, por vezes é muito complicado!

    ResponderEliminar