Philip Anthony Jones, 20 anos, natural de Preston é possivelmente dos defesas de todo o mundo aquele a que se augura um futuro mais risonho, devido ao caminho que já percorreu, apesar da tenra idade, pelas qualidades que se são reconhecidas e que levaram os red devils a pagar cerca de 16,5 milhões de libras por ele, enquanto só tinha 19 anos.
 Jones alistou-se nas escolas do Blackburn no ano de 2002, subindo à equipa principal na época de 2009/10. Estreou-se em Setembro contra o Nottingham Forest para a Taca da Liga, fazendo mais 9 jogos na Premier League nessa mesma época, quase todas a titular. O seu primeiro jogo no máximo escalão inglês surge dias antes de completar 18 anos, ajudando os Rovers a segurar um empate a uma bola contra o Chelsea, fazendo cortes importantíssimos. Na temporada seguinte ganha mais preponderância actuando em 26 partidas (24 a titular), contraindo uma lesão no joelho esquerdo, que o faria parar desde a jornada 19 à 30. São, assim, confirmados os presságios que haviam sido lançados sobre a sua qualidade, tanto no centro da defesa, assim como a médio mais recuado.
Jones alistou-se nas escolas do Blackburn no ano de 2002, subindo à equipa principal na época de 2009/10. Estreou-se em Setembro contra o Nottingham Forest para a Taca da Liga, fazendo mais 9 jogos na Premier League nessa mesma época, quase todas a titular. O seu primeiro jogo no máximo escalão inglês surge dias antes de completar 18 anos, ajudando os Rovers a segurar um empate a uma bola contra o Chelsea, fazendo cortes importantíssimos. Na temporada seguinte ganha mais preponderância actuando em 26 partidas (24 a titular), contraindo uma lesão no joelho esquerdo, que o faria parar desde a jornada 19 à 30. São, assim, confirmados os presságios que haviam sido lançados sobre a sua qualidade, tanto no centro da defesa, assim como a médio mais recuado.Como já foi referido, com apenas 19 anos de idade assina pelo Manchester United, depois de ter “enchido o olho” a Fergie no empate entre o Blackburn e o Man Utd em Ewood Park, e logo na Community Shield entra em campo para substituir Rio Ferdinand lesionado. Iria aproveitar o facto de o capitão dos red devils estar lesionado para agarrar um lugar no centro da defesa. Contudo, devido à sua grande polivalência, já demonstrada no Blackburn, Sir Alex Fergunson põe o jovem inglês a jogar alguns jogos a defesa direito, e até mesmo experimentando-o a médio box-to-box. Ao todo foram 41 jogos (34 a titular) e 2 golos (mais 2 na própria J) marcados na sua época de estreia por um dos clubes mais emblemáticos da história, em Inglaterra e  na Europa!
Em termos de selecções Jones, foi subindo um degrau ano após ano, começando pelos sub-19 em 2009, até aos sub-21 em 2010, capitaneando a seleção de esperanças no Europeu de 2011, e em 2011 é também chamado a seleção principal por Fabio Capello, contando já com 4 internacionalizações pelos AA!
Jones, é, como já disse no inicio do post, um defesa de grande futuro, com uma margem de progressão imensa, e tem como principais atributos a sua polivalência (actua com razoável qualidade em 3 posições distintas), que foi certamente um dos trunfos para a sua chamada para este campeonato da Europa, o seu jogo aéreo, que apesar de não ser muito alto (1,87m), faz dele uma barreira muito complicada de transpor, é relativamente rápido e antecipa-se bem, ganhando muitos lances desta forma, e era igualmente um líder nato no Blackburn, apesar dos seus 19 anos. Ainda não o considero, mas, tem tudo para a curto prazo ser um defesa de classe mundial, que saberá calar os críticos que se impuseram contra a elevada quantia que o Man Utd pagou por ele.
 
Melhor central do mundo da sua geração!
ResponderEliminarOlha meste! Estás a esquecer-te do Roderick LOL
Eliminar20 anos? Meu deus... Eu acho este gajo um bocado burro mas também ainda é muito novo. Fisicamente é impressionante! Varre tudo que tenha que varrer e é como tu dizes, joga em qualquer lado. É sempre vital para um selecionador ter um jogador deste tipo numa competição tão curta. É pau para toda a obra.
ResponderEliminarÉ óbvio que tem lugar nos 23 e, para mim, vai ser titular no meio-campo ao lado do Gerrard - o Scottie está todo num quenho e o Barry já nem lá está. Tem um futuro risonho mas ainda tem muito que aprender.