segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

6 de Fevereiro de 1958

Busby Babes
Dia muito negro na história do futebol mundial, principalmente para o Manchester United. Foi o dia em que 23 membros do United (entre jogadores, membros do staff e direcção) faleceram após a trágica queda do avião numa viagem de regresso de Belgrado. No dia anterior, os "Busby Babes" - equipa de jovens formada por Matt Busby - tinham efectuado um jogo para a segunda mão dos quartos de final da Champions League, empatando 3-3 contra o Estrela Vermelha conseguindo, desta forma, o acesso às meias já que tinham derrotado os Jugoslavos no Old Trafford por 2-1.

Roger Byrne, Eddie Colman, Mark Jones, Duncan Edwards, Billy Whelan, Tommy Taylor, David Pegg e Geoff Bent. Estes oito nomes jamais serão esquecidos no Teatro dos Sonhos, pois eram os nomes dos miudos que nos fins da década de 50 estavam a tentar conquistar a europa com a camisola dos Red Devils e que perderam a vida com esta atrocidade.

Todos os anos se presta uma sentida homenagem a estes heróis, tal como poderão ver no link abaixo, numa cerimónia dos 50 anos da tragédia de Munique.

http://youtu.be/jjkaSMLKlXM


Luis Miguel Almeida da Silva

10 comentários:

  1. Muito bem lembrado. Confesso que me ia passar ao lado esta fatídica data caso não tivesses escrito esta bonita homenagem.

    Lembro-me perfeitamente de ver o jogo desse vídeo, estava um ambiente incrível, já para não falar dos equipamentos. Foi bonito. Impressionante foi o minuto de silêncio, como aliás são sempre em Inglaterra, onde há muito respeito. Não é como cá em que o povo fala, bate palmas, canta, assobia, e não se passa nada. Os próprios comentadores em Inglaterra calam-se e respeitam o silêncio enquanto que os de cá falam como se nada fosse - não é Joaquim Rita e Nuno Luz (já agora, este palhaço do Nuno Luz é reporter de futebol por que razão??)?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro a fibra e a fugacidade implícitas neste teu texto caro quim vilax :)

      Eliminar
  2. Bem lembrado Luis Silva! São cenas que nunca deviam acontecer no futebol, ainda para mais numa equipa de topo como o Naite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto, se fosse no Aliados do Lordelo era na boa, mas numa equipa como o Naite não... LOL

      Eliminar
    2. Lol!Não entendes-te Vilas mas eu traduzo para português corrente! Isto não devia acontecer nunca, mas visto do prisma futebolístico a perda é maior quando deixamos de poder contar com jogadores de qualidade como os do Naite em relação aos Aliados...que por acaso até tinham grande equipa em 58!!!!

      Eliminar
    3. Ahahah ok ok. Peço desculpa, eu estava a ver do ponto de vista humano, não futebolístico ;)

      Eliminar
  3. De facto também nunca percebi como é que alguém, ligado ao desporto ou não, pode alguma vez ter dado emprego a esse homem. Até é uma ofensa para o skip dar um cargo tão importante ao Nuno Luz.

    Quanto aos Aliados de Lordelo exijo respeito, há povo de muita fibra a jogar lá e funciona como clube satélite para o Tirsense LOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu no lugar do Skip já tinha avançado em tribunal com uma queixa-crime. Por acaso já ouvi dizer que o Aliados do Lordelo têm lá uns jovens que para o ano podem brilhar no Tirsense a toda a força...

      Eliminar
    2. Eu estou a contar com isso. Desde já te digo que estou no Facebook a fazer a preparação da próxima temporada com o presidente do Tirsense, isto tem de levar uma volta de 180º. Já estamos a construir um projecto de dois anos, em que planeamos subir nesse tempo, que se chama: "Tirsense na primeira através da sua cantera... aka Barcelona"

      Eliminar
    3. Meu deus! Grandiosa evocação do skip neste contexto luis bola :D

      Eliminar