segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Classificação - GW 26

Pela primeira vez no nosso campeonato, houve jogadores a ficar em branco. É certo que, não tendo acertado nenhum resultado, também não falharam... Pela "falta de comparência", o Luís Silva e o Rayan Jawa não pontuaram e atrasam-se, assim, na luta a meio da tabela.


Pos. Nome RF (x3) V/E (x1) Pontos da jornada Total de pontos
1 FernandoTorres9 2 1 7 54
2 Mendonça 1 3 6 48
3 antonioliv 1 4 7 47
4 João Silva 1 4 7 46
5 Luís Silva - - - 40
6 Rayan Jawa - - - 40

AVB-Lamps

Depois de um fim de semana em que o Chelsea regressou às vitórias (3-0 ante o Bolton) com Ashley Cole, Essien e Frank Lampard - marcou um golo e fez um jogo razoavelmente bom - no onze titular, em Inglaterra fala-se de uma vitória da velha guarda do Chelsea contra André Villas-Boas. Fala-se de que este perdeu a sua dignidade e que não sabe o que faz... Uma estupidez na minha opinião. Felizmente há quem saiba avaliar as situações e portanto deixo-vos aqui mais um pequeno texto do Guardian, desta vez de Jacob Steinberg, em que este nos dá o exemplo de Giggs, exemplo esse que devia ser seguido por Lampard. Concordo. 


"Lampard should follow Giggs's example

A goal and a fine display against Bolton Wanderers? Well then, England's Frank Lampard is back and nasty foreign man André Villas-Boas was a fool for leaving him out of the Chelsea side against Napoli. Maybe not. A top English player is always going to have his media cheerleaders who will root for him when he's taken on by a foreign manager, especially one who's in his first season in England. Scoring against Bolton does not necessarily mean Villas-Boas is wrong to think that Lampard's best days are behind him and the Portuguese could point to a string of irrelevant displays from the midfielder before Saturday to illustrate his point.
Yet there is an inherent stupidity to the battle between Villas-Boas and his senior players – if only they would realise, they are essentially all striving for the same goal: Chelsea winning. Clearly Chelsea must freshen their squad and it is part of Villas-Boas's mandate to bring in fresh blood, yet the natural consequence of that is not necessarily freezing out the older players. As they proved against Bolton – Didier Drogba got the second goal – they can still be useful, just not every week. Getting older means you can play less, you get injured more and you recover more slowly, but it does not have to herald the end, as Ryan Giggs demonstrated by scoring a last-minute winner for Manchester United at Norwich City on his 900th appearance for the club.
Lampard has been at Chelsea for more than 10 years and should be looking to see out his career at Stamford Bridge, instead of leaving under a cloud. Perhaps it is down to Villas-Boas, whose man-management is also in question, to convince the players to accept a lesser role, while still retaining their seniority in the dressing room. If it's good enough for Giggs and Paul Scholes, it's good enough for Lampard.JS"

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Totobola GW26

Peço desculpa pelo formato, mas esqueci-me completamente de fazer o totobola atempadamente...

Chelsea-Bolton - 2-0

Newcastle-Wolves - 3-1

QPR-Fulham - 2-1

WBA-Sunderland - 1-3

Wigan-Villa - 0-2

ManCity-Blackburn - 2-0

Arsenal-Spurs - 3-2

Norwich-ManUtd - 1-2

Stoke-Swansea -0-0

Totobola

Chelsea-Bolton (1-1)
Newcastle-Wolves (3-0)
QPR-Fulham (1-2)
WBA-Sunderland (1-2)
Wigan-Villa (1-2)
City-Rovers (3-0)
Arsenal-Tottenham (1-2)
Norwich-Man Utd (1-2)
Stoke-Swansea (1-2)

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Totobola - GW 26

Chelsea vs Bolton (2-0)
É certo que os Blues não estão a atravessar um bom momento, mas são bem capazes de vencer em casa frente a uma equipa decepcionante.

Newcastle vs Wolves (3-0)
Estas são duas equipas com orgulho ferido, depois da humilhação que sofreram na jornada anterior. Sem dúvida, são os da casa que tem capacidade de virar essa página infeliz e vencer com categoria.

QPR vs Fulham (1-1)
Apesar dos 9 pontos de desvantagem na tabela, os Rangers não são muito piores que os seus adversários e vão conseguir o empate.

West Brom vs Sunderland (2-2)
Eu lembro-me de, na época passada, o West Brom estar na zona de descida e, quando as coisas começaram a apertar, eles desataram a trepar pela tabela acima. Por esta altura não estão "aflitos" mas os 5-1 no Molineux poderão significar mais um final de campeonato muito bom para os Baggies. Por outro lado, o Sunderland está em grande forma - apesar de ter perdido em casa com o Arsenal na última jornada, conseguiu a vingança e eliminou os Gunners da taça - e vai disputar um bom jogo, que acabará com 2 golos para cada parte.

Wigan vs Aston Villa (1-1)
Nem sei o que pensar deste jogo. O Wigan é muito fraco e o Aston Villa está muito fraquinho. Jogo desinteressante a terminar com a distribuição de pontos.

Man City vs Blackburn (4-0)
Não me canso de dizer que os Citizens são dominadores quando jogam perante os seus adeptos e já aqui mostrei várias vezes os números. Frente a uma das piores equipas da liga, espero uma goleada.

Arsenal vs Tottenham (2-2)
Jogo escaldante, sem dúvida o jogo da jornada! Depois de saírem vergados de San Siro, os pupilos de Arsène Wenger foram eliminados da taça e fecharam a porta àquela que era, provavelmente, a única salvação da época. Embora não valha de muito nas contas finais, uma vitória frente aos grandes rivais é sempre motivo de algum contentamento e os Gunners vão dar tudo pela vitória. Ainda assim, do outro lado está uma equipa em grande forma, a fazer uma época fantástica. Os Spurs jogam muito futebol e vão fazer mais um grande jogo.

Norwich vs Man Utd (1-2)
Os Reds são muito superiores, mas os Canários estão a fazer um campeonato brilhante e ocupam neste momento a 8ª posição da tabela. Vai ser um jogo com futebol atractivo e com vitória dos visitantes pela margem mínima.


Stoke vs Swansea (1-0)
Jogo algo interessante, entre uma equipa muito forte em casa e outra que defende muito bem. As torres dos Potters vão, certamente, ser uma dor de cabeça constante para Michel Vorm que, com uma boa exibição, vai garantir que os Cisnes sofrem apenas um golo.

João P. Silva

Totobola GW 26




No ano passado Van der Vaart foi a estrela do jogo no Emirates que teve de tudo. Aliás, este duelo tem sempre de tudo! Quem não se lembra da vitória do Arsenal por 5-4 em White Hart Lane ou do incrível jogo que terminou empatado a 4 golos no Emirates? Vai ser certamente um grande jogo...


Finalmente o regresso da mais excitante e intensa liga do Mundo! Neste fim de semana há a final da Taça da Liga entre Liverpool e Cardiff but who cares? Temos o grande derby do norte de Londres, temos um jogo importantíssimo para AVB, outro derby londrino entre Rangers e Cottagers e muito mais, até um duelo entre as duas equipas com o futebol menos e mais atrativo da Premiership (sim, o Stoke às vezes consegue ser tão mau como os Rovers ou como o Villa com o Heskey em campo), não esquecendo a luta pelo título e a difícil deslocação do United a Carrow Road. Há de tudo um pouco e sempre com muita fibra e força de vontade para compensar a falta de engenho (de alguns casos).


Chelsea-Bolton (2-1) Espero que o Roman tenha mudado de vez a sua atitude e que em vez de despedir AVB opte por dispensar alguns jogadores do plantel no final da época - com Ashley Cole obviamente à cabeça mas também "Bosingwas" e outros que tal. Sou benfiquista mas acredito no valor do Villas-Boas, mas este tem obrigatoriamente de ganhar este jogo e de motivar os jogadores como deve ser porque a continuar assim não vão a lado nenhum e sem qualificação para a Champions não há nada que evite o despedimento do treinador. O adversário dificilmente podia ser melhor para recuperar de mais uma derrota. O Bolton não deve ganhar mas, dado o momento dos Blues, poderá criar problemas. De qualquer forma a diferença de qualidade é tal que muito dificilmente haverá surpresas neste duelo. Vou dar um golo aos Wanderers mas não os vejo a fazer nada. Aliás, uma equipa que tem jogadores como o N'Gog e o Paul Robinson nem devia estar na Premier League.

Newcastle-Wolves (3-0) Estou a espera de um Newcastle muito forte. Não só para dar uma resposta à humilhação sofrida em White Hart Lane, mas também porque Tioté e Cabaye estão de volta e porque Papiss já teve mais tempo para se adaptar ao modo de jogar da equipa. Com a grande dupla do meio-campo de regresso e com os "Dembas" na frente adivinham-se muitos problemas para uma defesa, a do Wolves, que consegue a proeza de ter problemas com qualquer um, quer se chame N'Gog ou Emile Heskey. Terry Connor não poderá, em princípio, contar com o melhor jogador da equipa, Steven Fletcher e deverá ter uma estreia como técnico principal bastante complicada.

QPR-Fulham (1-1)* jogo entre equipas londrinas, que até já partilharam o estádio em tempos idos, muito interessante. O Fulham tem um plantel muito bom mas fora de casa tem sempre problemas e, no meu ponto de vista, ainda não atingiu o seu potencial, principalmente a nível defensivo. O QPR tem bons jogadores mas não é uma equipa, ainda, e tem personalidades um bocado peculiares que por vezes complicam a tarefa s eles próprios - Cissé, Taarabt, Barton... Vai ser interessante ver Zamora e Hughes defrontarem a equipa de Martin Jol. Tendo em conta que Fulham joga fora de casa não vejo grandes diferenças entre estas duas equipas, até porque a qualquer momento o QPR poderá explodir - não me parece que seja já amanhã. Gostava só de chamar a atenção para o facto de o QPR já poder contar com Samba Diakité, um maliano que no meu ponto de vista tem um papel fulcral a desempenhar nesta luta pela manutenção.
*Alterei de 2-2 para 1-1 às 21:52 de 24/02.

WBA-Sunderland (1-2) Duas equipas moralizadas, mais os Black Cats que os Baggies, que até há bem pouco tempo lutavam por objetivos idênticos mas que agora, apesar da diferença apenas de quatro pontos, têm motivações bem diferentes. Aliás, a confiança e motivação de Martin O'Neill não têm limites e este não dirá que não a uma presença na europa, apesar de este objectivo estar um bocado longe. Pessoalmente acredito que possam ganhar a FA Cup, embora espere que o Everton de Moyes levante o caneco este ano (ou os Spurs). Apesar dos cinco golos marcados no Back Country Derby, não vejo Odemwingie e companhia a marcarem muitos golos a um Sunderland muito bem montado lá atrás e mortífero na frente. Mais três pontos para o Sunderland.

Wigan-Villa (2-2) Não queria voltar a achincalhar o McLeish, mas enquanto o escocês estiver no lugar o Villa não poderá fazer grande coisa, apesar dos grandes talentos que tem no seu plantel. O Wigan parece ter acordado mas mantém-se na última posição na tabela. Será esta a altura da época em que Martinez tira um coelho da cartola e põe os Latics a ganhar uns jogos? Era interessante, até do ponto de vista do adeptos do Villa que já não podem ver o McLeish - nunca conseguiram na verdade, mas pronto. Agbonlahor deverá regressar à equipa enquanto que Dunne, Clark e Delph continuam indisponíveis. No Wigan não há baixas de relevo e prevejo um empate para este jogo.

City-Rovers (3-0) Bom jogo para Mancini, aliás, os próximos jogos são acessíveis para a equipa que comanda a Premier. Não há grande coisa para contar em relação a este jogo. Não vejo o Blackburn a ser goleado como foi no Emirates mas a vitória não irá fugir aos Mancunians. De realçar o regresso do Yaya, que é absolutamente vital para equipa, e de Carlos Tevez, este que só estará em condições de jogar dentro de duas ou três semanas.

Arsenal-Tottenham (1-3) Longe vão os tempos em que o Arsenal ganhava quase todos os duelos com o seu grande rival do norte de Londres. Felizmente esses dias já passaram e os Spurs vão quase de certeza ganhar este jogo, juntando mais uma vitória à da primeira mão e à do ano passado no Emirates. Sofrendo um golo cedo o Arsenal pode ser goleado, mas marcando primeiro poderá criar algumas dificuldades aos Spurs. De qualquer das formas, não vejo o Redknapp a perder este jogo. Redknapp que volta a contar com Modric, VdV, Adebayor e Ekotto que recuperou em tempo record da cirurgia a que foi sujeito. Sandro e Gallas continuam indisponíveis. A melhor notícia é mesmo o Modric já estar disponível pois a equipa não consegue jogar sem ele, como se viu no último jogo para a FA Cup.

Norwich-Man Utd (0-2) SAF sabe muito bem que Carrow Road é um lugar muito difícil para se jogar e que o Norwich está a fazer um grande campeonato sob o comando de Paul Lambert, por isso não haverá lugar a facilitismos e os jogadores entrarão em campo concentradíssimos e cientes das ameaças do adversário. Aliás, alguns jogadores importantes não alinharam contra o Ajax ontem para estarem a 100% para este jogo que será uma batalha e que se reveste de extrema importância para os campeões em título, uma vez que o City tem dois jogos seguidos em casa com sérios candidatos à descida e não facilitará. O Rooney esteve com dores de garganta durante a semana, mas creio que jogará mesmo não estando nas melhores condições, o Cleverley lesionou-se outra vez mas só deverá falhar este jogo, assim como Valencia que vai parar menos tempo que aquilo que era inicialmente expectável. Do lado dos cannaries há dúvidas relativamente à utilização de Naughton e Whitebread. O Norwich vai dar muita luta mas o Utd deve conseguir estes vitais três pontos pela luta pelo título.

Stoke-Swansea (2-1) O Stoke já não ganha no Britannia desde o dia 2 de janeiro e o Tony Pulis descansou alguns jogadores no embate de ontem com o Valência. Este é um jogo muito interessante entre duas equipas com visões, estilos e filosofias de jogo bem diferentes mas que estão neste momento com os mesmos pontos na tabela qulaificativa. Será muito interessante ver a forma como os Swans vão tentar anular as pontos fortes dos Potters, as set pieces, tal como o forma como o Stoke se vai defender do jogo de posse do Swansea. Embora o Stoke não atravesse grande momento, creio que se sentirá mais à vontade com o jogo do Swansea do que o contrário e conseguirá a vitória.
António Joaquim Oliveira

E o escolhido é...Terry Connor

A direcção do Wolverhampton Wanderers acaba de anunciar que o escolhido para suceder a Mick McCarthy é o seu ex-adjunto, Terry Connor. O inglês, que como jogador teve uma carreira razoável - passou por clubes como Leeds,  Portsmouth, Swansea ou Bristol e foi internacional sub-21 - ficará a cargo do Wolves até final da época. Connor começou a carreira de treinador sob a alçada de John Ward no Bristol e, mais tarde, quando este foi para o Wolves levou-o consigo. Já está há vários anos no Wolves e conhecerá como ninguém a realidade deste clube e deste plantel. Pessoalmente fiquei contente com esta escolha, não só por ser um homem da casa, mas também porque as hipóteses para o lugar já não eram muitas e não eram grande coisa. Esta é a prova de fogo para Terry Connor. Tenho confiança de que homem é capaz de levar o Wolves a bom porto. Boa sorte Terry!

"Wolves are pleased to announce that Terry Connor is to take on the managerial reins at Molineux until the end of the season."
"Connor, who has been at the Club for 13 years and has served under four different managers, was Mick McCarthy's assistant for the majority of his time at Wolves, and will now be in charge for the final 13 games of the season starting with tomorrow's trip to Newcastle (3pm)."


"Having spoken to a number of people we have drawn that process to a close and myself and the Board are unanimous that Terry is the right man to lead the Club for the remainder of the season."

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Deixo aqui um excerto de um texto retirado do Guardian acerca do AVB e do jogo do Chelsea em Nápoles para a Champions.

"Villas-Boas is really not one to sit on the fence.
Gut instinct suggested André Villas-Boas's team selection bordered on professional suicide. Having lost John Terry early in the day with an exploratory arthroscopy on his knee to come, he chose to start without Frank Lampard – a player not at the height of his powers but the most experienced midfielder available – and Michael Essien. Ashley Cole was deemed fit enough to come on early having initially been left out for José Bosingwa, the manager having therefore initially asked an inconsistent right-back to fill in on the opposite flank. The risks to dressing room harmony were obvious. Yet Villas-Boas has admitted some of the players are not buying into his approach. In that context he could point to this team and claim that, if his tenure was to unravel, then at least he would be going down with players who were with him."

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Classificação - GW 25

Devido a problemas informáticos, a publicação dos resultados do nosso Campeonato, relativos à jornada 25, não pôde ser efectuada mais cedo. Agora que esses problemas foram resolvidos, eis a classificação actual:



Pos. Nome RF (x3) V/E (x1) Pontos da jornada Total de pontos
1 FernandoTorres9 0 2 2 47
2 Mendonça 1 3 6 42
3 antonioliv 1 3 6 40
4 Luís Silva 1 4 7 40
5 Rayan Jawa 1 4 7 40
6 João Silva 1 2 5 39


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

McCarthy despedido

Foi dado hoje de manhã, segunda-feira, 13 de fevereiro, o primeiro despedimento do ano, terceiro da época. O grande Mick McCarthy, mítico irlandês, internacional por 57 vezes, foi despedido e já não é manager do Wolves. Outrora adorado pelos adeptos do Wolves, Mick já há algum tempo vinha a ser contestado e os seus dias à frente dos lobos chegaram ao fim. Pessoalmente fico com pena porque gosto muito do Mick, mas de facto o Wolves estava numa forma horrível e alguma coisa tinha de mudar. O presidente já o tinha defendido esta época por duas vezes, já o tinha pressionado publicamente por uma vez e, depois da derrota pesadíssima de ontem no Black Country Derby, só houve uma saída possível. Relembro que o Wolves foi também eliminado da FA Cup por um rival, o Birmingham, num jogo em que o Mick mudou a equipa toda.

O irlândes foi contratado em 2006 e venceu o Championship na época 2008/09. É conhecido por formar grupos muito fortes e de ser admirado pelos seus jogadores no balneário - sendo a excepção o Roy Keane. O seu braço direito, Terry Connor, outra personagem mítica, vai ficar como treinador interino do Wolves. O presidente foi de férias para a neve mas quando voltar deverá apontar o novo treinador. Steve Bruce, Neill Warnock ou Alan Curbishley são três dos nomes mais falados. O último dos três é o único que me agrada, mas aposto numa surpresa de última hora. O próximo treinador a ser despedido na Premiership não vai ser o Steve Kean, nem o AVB, nem o Owen Coyle, mas sim o escocês Alex McLeish. E este sim, já vai tarde.

"The initials MM on my top stand for Mick McCarthy, not Merlin the Magician." - mítica frase de Mick McCarthy.

Na foto: Mick McCarthy apreensivo (à esquerda) e Terry Connor a saciar a sua sede (à direita).

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Totobola - GW 25

Man Utd vs Liverpool (2-1)

Blackburn vs QPR (1-2)

Bolton vs Wigan (2-1)

Everton vs Chelsea (1-1)

Fulham vs Stoke (2-2)

Sunderland vs Arsenal (2-2)

Swansea vs Norwich (2-0)

Tottenham vs Newcastle (3-1)

Wolves vs West Brom (1-1)

Villa-Man City (0-2)

Totobola

Man Utd-Liverpool (1-2)

Rovers-QPR (1-2)

Bolton-Wigan (2-0)

Everton-Chelsea (2-1)

Fulham-Stoke (1-1)

Sunderland-Arsenal (2-1)

Swansea-Norwich (1-1)

Spurs-Newcastle (2-2)

Wolves-WBA (1-1)

Villa-Man City (1-2)

Totobola GW 25

Para mim, esta não é apenas mais uma jornada da melhor liga do mundo, tem algo mais, por várias razões.
Começando pelo principal e mais espectacular, temos a luta pelo título entre os eternos rivais de Madchester. À partida, pode-se pensar que só o Naite tem um jogo complicado porque joga contra o Liverpool mas, sinceramente, não vejo Citeh, ainda para mais neste momento de forma, a vencer com facilidade no terreno dos Villans que se apresentam num bom momento com a entrada de Keane e o regresso de Ireland.
Baixando um bocado na tabela, temos a luta pelos lugares europeus, que está ao rubro. Primeiro, há o confronto entre duas equipas envolvidas nesta luta (Spurs vs Toons) e, talvez ainda mais interessante, temos de ver como se vão comportar Chelsea e Arsenal nas duras deslocações a Everton e Sunderland, respectivamente.
Passando agora para o meu da classificação, temos um jogo interessantíssimo entre duas equipas com futebol entusiasmante, atractivo, atacante e que acabaram de subir à Premier, embora já ninguém se lembre disso. Obviamente que estou a falar do Swansea vs Norwich.
No fundo do poço, temos três jogos entre os últimos 6 classificados, numa jornada que pode ser de morte para algumas equipas, principalmente para o Wigan que está a afundar-se rapidamente.
Apesar de toda a emoção previsível para esta jornada, o United - Liverpool tem de ser o jogo da jornada pela rivalidade histórica entre estes dois, separada apenas por um campeonato (19 para Red Devils; 18 para Reds).

Man Utd vs Liverpool: 3-2; Sir Alex já tem menos ausências para este jogo mas jogadores como Nani, Vida ou Jones fazem sempre falta. Contudo, penso que este plantel tem um rico leque de opções e penso que o treinador escocês conseguirá tirar o melhor partido dele, principalmente jogando em 4-4-2 com Valencia numa ala e Young na outra. O Liverpool costuma ser uma equipa perigosa neste tipo de jogos, apresentando-se sempre muito motivados, mas não há maior motivação do que lutar por um campeonato e essa motivação, como habitualmente, está no lado dos Red Devils. Espero um grande jogo, com muitos golos e jogadas brilhantes destes grandes intérpretes. Para ajudar ao espectáculo, seria bom que Suarez e Cleverley regressassem em boa forma e que o primeiro golo (seja para que lado for) apareça cedo.

Blackburn vs QPR: 1-2; Jogo de aflictos nº1. Os Rovers não estão a atravessar um bom momento (novamente!) enquanto que os Rangers têm-se apresentado como uma equipa renovada, tanto de jogadores como de espírito. Com a ausência de Cissé, os visitantes só têm a ganhar com isso e devem conseguir uma vitória suada.

Bolton vs Wigan: 1-2; Como já disse anteriormente, os Lactics estão no fio da navalha, no que à luta pela manutenção diz respeito. Mas eu já estou habituado a ver a equipa de Martinez a renascer das cinzas e vejo-os capazes de derrotar um Bolton que voltou a desiludir na última jornada com a derrota no terreno do Norwich, quebrando a sequência de bons resultados que vinha a acumular. Penso que o Wigan pode conseguir uma agradável surpresa, sem bem que neste campeonato o termo "surpresa" nunca deveria ser utilizado.

Everton vs Chelsea: 1-1; Os comandados de AVB terão de batalhar imenso para conquistar os três pontos num terreno tradicionalmente complicado para os grande e onde o Man City caiu recentemente. Osman e Jagielka farão muita falta aos Toffees mas a contínuas ausências de algumas das principais figuras dos Blues poderão levar ao colapso da equipa londrina.

Fulham vs Stoke: 3-1; A equipa de Stoke-on-Trent parece estar a acalmar os ânimos depois dos grandes resultados alcançados algumas semanas atrás. O Fulham tem equipa suficiente para vencer este jogo, ainda para mais jogando no seu terreno. Outro resultado que não a vitória, começa a ser algo embaraçoso para Marin Jol que tem estado abaixo das expectativas, na minha opinião.

Sunderland vs Arsenal: 2-2; Quem será o grande neste jogo? Francamente, parece-me que ninguém se vai sobrepor ao outro. Apesar dos Black Cats estarem imparáveis desde a contratação de O'Neil, o Arsenal é o Arsenal e conta com o habital talente de Robin Van Persie e dos bons momentos de Chamberlain e Walcott.

Swansea vs Norwich: 2-1; Depois do que já disse acima não há muito mais a salientar. Apenas quero referir o facto do Swansea, mais uma vez, não apresentarem qualquer jogador indisponível. Isto também demonstra a força e organização de uma equipa.

Tottenham vs Newcastle Utd: 3-1; Jogo entre duas equipas que estão acima das expectativas e que têm grandes equipas. Os homens do futuro seleccionador inglês têm outro arcaboiço, pelo que os 3 pontos devem ficar por White Hart Lane.

Wolves vs West Brom: 2-1; Derby onde só os mais duros resistem! Jogo intenso, muito mal disputado e com muito esforço, espírito de sacrifício e de batalha à mistura. Acho que os lobos vão arranjar uma maneira de vencer, dê por onde der, nem que marquem um golo aos 94', quando já estão com 3 ou 4 pontas-de-lança em campo.

Aston Villa vs Man City: 1-2; Estive muito hesitante quanto à minha aposta, mas acabei por por apostar no City, principalmente depois de ter visto que Agbonlahor e Ireland se encontram em dúvida. Mas se os Citizens querem vencer tranquilamente têm que ultrapassar o trauma que a ausência do Yaya Toure lhes está a causar.


Luís Miguel Almeida da Silva

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Totobola GW25

Man Utd-Liverpool (2-1)

Rovers-QPR (1-3)

Bolton-Wigan (0-2)

Everton-Chelsea (1-2)

Fulham-Stoke (1-3)

Sunderland-Arsenal (2-2)

Swansea-Norwich (2-1)

Spurs-Newcastle (3-1)

Wolves-WBA (1-2)

Villa-Man City (0-2)

Totobola GW 25


Esta jornada podia-se resumir a dois jogos: Manchester United-Liverpool e Wolves-West Bromwich Albion. Mas há mais. Há jogos que podem começar a definir melhor a relegation battle, há um Sunderland-Arsenal, Everton-Chelsea e um Swansea-Norwich. Isto promete...

Man Utd-Liverpool (3-2) O grande clássico no melhor horário possível, sábado às 12:45. Ambas as equipas empataram na última jornada, embora um dos empates seja bem melhor que o outro, obviamente. Na última vez que as duas equipas se enfrentaram houve vitória por 2-1 para os Reds mas agora Sir Alex não tem tantas preocupações com lesionados e deve apresentar uma equipa mais forte. Vai ser certamente um grande embate, com muita fibra, espero sinceramente que os 11 não sejam como no último encontro entre estas duas equipas. Rayan, o Scholes pode ser a chave do jogo mantendo a posse de bola e decidindo com a sua qualidade de passe. Vejo golos para ambas as equipas e vitória para os Red Devils.

Rovers-QPR (2-2) Um jogo muito importante da relegation battle, que muitas vezes é bem mais emocionante que a luta pelo campeonato, em que estão em causa não três, mas seis pontos. É vital para as duas equipas ganhar este jogo. O Blackburn está pior mas não vejo o QPR com capacidade ainda para ganhar jogos fora de forma automática contra equipas do mesmo nível ou inferiores. Empate com Yakubu de regresso aos golos e Zamora a molhar a pena, claro.

Bolton-Wigan (2-1) Outro jogo vital para as aspirações de estas duas equipas que devem lutar para não descer até ao final da época. O Wigan este ano além de defender muito mal, como sempre, não tem profundidade ofensiva nem um futebol bonito, de ataque, como chegou a apresentar no ano passado e há dois anos. Resumindo, o Wigan não tem nada. Tem uns jogadores talentoso no meio como Moses, Diamé, Watson ou McCarthey mas Martinez tem estado mal, perdido nas suas ideias. O Bolton tem um grande treinador mas não tem grande qualidade e sente demasiado a falta do Holden e Lee. Além disso, o Coyle tem de pôr o grande Kevin Davies a jogar se quer ganhar jogos. O Bolton ganha e passa a respirar melhor.

Everton-Chelsea (1-1) Jogo muito complicado para AVB. O Everton é uma equipa difícil e Goodison Park nunca foi e nunca será um local fácil para se ir jogar. Aposto num empate num jogo que não deverá ser um grande espetáculo. Será que o David Luiz se vai distrair e esquecer de marcar o reforço Jelavic? O Luís Almeida da Silva gostava que isso acontecesse e eu não me importava nada. Muita luta a meio-campo é o que eu espero desta partida.

Fulham-Stoke (2-1) O Fulham é muito forte em casa, já pode contar com Mark Schwarzer e o Pogrebnyak pode ter a sua estreia em Craven Cottage, e vem de dois resultados pouco positivos. Os jogadores do Stoke poderão já estar com a cabeça no Valência, perderam o último jogo num campo cheio de neve, o que só favorece o seu jogo, e não são tão fortes fora como são em Stoke-on-Trent. Por tudo isto acredito numa vitória do Fulham num jogo que deverá ter duelos bem interessantes, nomeadamente nos cantos e lançamentos de linha lateral. 

Sunderland-Arsenal (2-2) Este Sunderland dá-se bem com equipas que gostam de ter a posse de bola e não se importa que o adversário a tenha até ao momento certo para a recuperar e lançar-se venenosamente ao ataque. Martin O'Neill é matreiro e antevejo dificuldades para os Gunners. Para este jogo há dois factores com um peso importante: o jogo que os Black Cats fizeram para a FA Cup esta semana (ganharam 1-0 ao Middlesbrough) e o jogo da próxima do Arsenal com o Milan.

Swansea-Norwich (2-1) Aqui está um duelo que deverá proporcionar um espetáculo muito agradável. Duas equipas que subiram este ano, que praticam um grande futebol, e que estão muito bem posicionadas na tabela. Creio que o fator casa irá funcionar, assim como o facto de o Swansea se ter reforçado bem melhor que os Cannaries neste mercado de inverno.

Spurs-Newcastle (3-1) Apesar de todo o mérito que tem de ser reconhecido aos Magpies, eu acho que a equipa de Alan Pardew tem tido a sorte toda do seu lado. Falo, obviamente, de situações de jogo e não a nível de lesões. Os Spurs deverão estar cientes do perigo que representam os dois Dembas lá na frente mas a sua qualidade deverá ser suficiente para ganhar esta partida de forma mais ou menos confortável. VdV ainda não deverá jogar mas Lennon e Defoe já estarão disponíveis para a ajudar o grande favorito ao lugar de selecionador de Inglaterra, o grande Harry Redknapp.

Wolves-WBA (4-3) Jogo mais emotivo da jornada a par do Man Utd-Liverpool. Esta é uma das mais antigas rivalidades do Mundo do futebol. Isto é o Black Country Derby! Isto é Wolves contra Baggies. Este é com toda a certeza um dos derbies mais acalorados do Mundo. O Moulineux vai estar on fire e não nos podemos esquecer que este é o estádio onde tudo pode acontecer, principalmente nos últimos cinco minutos. É com este espirito que aposto num jogo com expulsões e muitos golos, muita emoção e aselhice defensiva. É claro que o Roy Hodgson não me vai ajudar a acertar no resultado porque vai jogar na retranca, mas adorava que fosse jogar de igual para igual. 4-4-2 clássico contra 4-4-2 clássico com mota fibra naquele meio campo, pouca qualidade nas defesas,e sem grandes preocupações táticas, só bola lá para cima! Esperem de tudo para este jogo, até um empate a zeros, mas é improvável que isso aconteça. Domingo às 13:30, a não perder!

Villa-Man City (1-3) Definitivamente não percebo por que razão o McLeish é treinador de futebol. O homem percebe tanto disto como eu de lagares de azeite. O City vai ganhar simplesmente porque tem qualidade a mais para este Villa que conta com bravos como Dunne, Collins ou Huton e com qualidade como Bent, Keane, Ireland, N'Zogbia ou Gabby mas tem um treinador que ganhou esse título numa promoção do Skip ou Nesquik.
António Joaquim Oliveira

Totobola GW25

E continua o grande espectáculo que é a liga inglesa! Na última jornada, voltámos a ter grandes jogos e a ver as constantes mexidas na classificação nas grandes 4 lutas que se estão a registar esta época:
  • a luta pelo título disputada pelo City, United e Spurs, onde o City voltou a isolar-se
  • a luta pela Champions/Liga Europa em que Chelsea, Newcastle, Arsenal e Liverpool se gladiam semana após semana por conquistar a última vaga da Liga Milionária e/ou os 2 lugares referentes à Europa League
  • a luta pela tranquilidade e/ou o melhor lugar possível a meia da tabela, onde 8 equipas proporcionam um sobe e desce constante, sendo cada ponto conquistado um ponto importantíssimo
  • a luta pela permanência, que neste momento, se regista entre 5 equipas para 2 lugares, sendo que as 2 equipas(QPR e Wolves) que estão acima da linha d'água, apenas possuem 1 ponto de vantagem para o 18º classificado e 5 do último
Depois deste breve ponto da situação, resta dizer que nos espera mais uma jornada bastante entusiasmante, com jogos imprevisíveis e com prováveis mais alterações na tabela...

ManUtd-Liverpool - 3-1
Nada melhor que começar um fim-de-semana com um jogo ao sábado às 12:45, e logo com um grande derby!!!Os jogos entre os red devils e os reds são sempre electrizantes e bastante intensos, pelo que haverá espectáculo pela certa! Neste momento, vejo o United como uma equipa mais forte e coesa apesar de todas as ausências. Será interessante ver as escolhas que os 2 treinadores vão ter para este jogo, se Cleverley regressará ao meio campo, ou se jogará Giggs ou Scholes, isto supondo que Carrick manterá a titularidade! Depois a outra grande dúvida vai-se prender na ala direita do ataque do Naite, isto porque Enrique está em dúvida, e Fergie poderá apostar pelo Young, Valencia ou Park dependo se o lateral espanhol actuar ou não. De qualquer forma prevejo uma vitória suada para os da casa...

Blackburn-QPR - 0-2
Os Rovers foram completamente humilhados no Emirates e, das duas uma, ou vão dar uma grande resposta porque jogam contra um concorrente directo, e a vitória permite-lhes igualar os The Hoops na tabela, ou então vão sucumbir à pressão de ter um jogo daqueles que valem 6 pontos em sua própria casa contra uma equipa que, no meu ponto de vista, tem muito mais qualidade que os pupilos de Steve Kean. Isto é, se começarem a ganhar os 7-1 da semana passada são rapidamente esquecidos, se começarem a perder o efeito vai ser o oposto. Aposto mais na 2ª opção.

Bolton-Wigan - 1-1
Penso que aqui não vou estar de acordo com alguns dos meus colegas porque acho que este jogo vai ter a sua qualidade futebolística! São duas equipas que estão em zona de despromoção e que vão querer desesperadamente ganhar este jogo, pelo que poderá ser uma partida de parada e resposta, com uma boa intensidade! Não espero muitos golos, porque apesar de serem ambas fracas a defender, a qualidade no ataque também não abunda..

Everton-Chelsea - 1-0
Os blues passaram de uma tarde de sonho na semana passada, que lhes poderia ter dado a dose necessária de confiança que esta equipa estava a precisar para acabar com alguns fantasmas que os têm assombrado, porém, ao invés, acabaram por perder a vantagem de 3 golos que tinham conquistado, o que serviu para alimentar e engrandecer, ainda mais, estes mesmos fantasmas. O City à 2 semanas perdeu em Goodison e, sinceramente, espero que o Chelsea siga o exemplo. Os Toffees apesar de não primarem pela regularidade, são uma equipa muito aguerrida e muito complicada de defrontar.

Fulham-Stoke - 2-1
Os Potters não estão a passar um bom momento, registando 3 derrotas consecutivas (2 em casa onde são tradicionalmente muito fortes), e embora os Cottagers terem perdido Bobby Zamora, reforçaram-se com o "tanque russo" Pogrebnyak que tem faro pelo golo. Não vai ser um jogo espectacular, e o factor casa deve ser determinante para apurar o vencedor.

Sunderland-Arsenal - 1-0
Os Gunners mostraram que estão vivos com a grande goleada da semana passada, mas não nos vamos esquecer que foi contra o Blackburn...
Esta semana vão jogar contra uma das equipas em melhor forma na Premier, e penso que vão sentir as dificuldades que sentiram nas últimas 3 deslocações (2 derrotas e 1 empate a zero).

Swansea-Norwich - 3-1
Bom jogo em prespectiva!!2 equipas que não têm mais nada a provar acerca da sua qualidade futebolística, e que estão absolutamente tranquilas instaladas na 1º metade da tabela! É assim de esperar um jogo aberto, em que a bola deve ser bem tratada, e os golos vão aparecer.

Tottenham-Newcastle - 2-0
Anda toda a gente entusiasmada com a campanha dos Magpies no campeonato, e agora ainda mais depois de o clube juntar a Demba Ba o seu compatriota Papiss Demba Cissé, e contar com jogadores como Jonas Gutierrez, Gabriel Obertan ou Ben Arfa nas alas, assim como Davide Santon e Danny Simpson nas laterais...poderá esta equipa ficar mesmo em 4º lugar e voltarmos a assistir a jogos da Champions no St James?!?O tempo o dirá...
Os Spurs são também uma das revelações desta temporada, e não me peçam para falar do plantel deles porque é sobejamente conhecida a qualidade que dali emana, e que deve ser suficiente para ganhar.

Wolves-WBA - 2-1
Eu sei que é um derby Quim, mas isto vai ser horrível...e mais não digo!!

Villa-ManCity - 1-1
Jogo bem durinho para o líder! Não devem conseguir ganhar.




quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Money Trash - Ali Dia



A história que vos conto hoje passou-se em 1996, numa data que ficará marcada para sempre na memória de Graeme Souness e dos adeptos do Southampton, mas principalmente de Ali Dia.

A história começa com uma chamada telefónica de George Weah para Graeme Souness. Aparentemente, essa lenda africana, Melhor Jogador do Mundo para a FIFA em 1995, telefonou ao então técnico do Southampton para lhe falar do seu primo, um internacional senegalês e ex-jogador do Paris St. Germain que começava a despontar para o futebol, tendo inclusive bisado num jogo da sua selecção dias antes. Weah sugeriu que fosse dada uma oportunidade ao seu primo e Souness, confiante que tinha encontrado um novo diamante africano, concordou e ofereceu a Ali Dia um contrato de um mês.

Quase sem treinar com a equipa, Dia tinha a sua estreia pelos Saints marcada para um jogo de reservas, frente ao Arsenal, mas esse jogo acabou por não se realizar devido às fortes chuvas que tinham alagado o relvado e Dia viu adiada a sua estreia para o fatídico dia 23 de Novembro de 1996. Neste dia, o Southampton jogava frente ao Leeds United e Dia surgiu, surpreendentemente, na lista de convocados para o jogo.

Eis que chega, então, a estreia da jovem promessa senegalesa. Decorria o minuto 32 quando o mítico Matt Le Tissier sofreu uma lesão e teve de ser substituído. Sem que ninguém o esperasse, Souness chama Ali Dia e prepara-se para o fazer entrar em campo. Com o número 33 nas costas, o primo de George Weah cumpre, finalmente, o sonho de jogar na Premier League.

Este podia ser o início de uma grande carreira na maior liga do Mundo, mas não o foi. Foi sim o início dos 21 minutos mais desastrados que já haviam sido vistos num jogo de futebol profissional. Ali Dia corria com um jeito desengonçado em todas as direcções, sem saber que posição ocupar e qual o seu papel em campo. Para além disso, o senegalês tinha enormes dificuldades para controlar a bola e a sua visão de jogo e capacidade de passe eram inexistentes. Dia era tão mau que acabou por ser substituído aos 53 minutos. No final do jogo, o Leeds tinha conquistado a vitória por duas bolas a zero e Le Tessier teceu este comentário sobre o seu novo colega de equipa: "Ele corria pelo campo como o Bambi corria no gelo, foi muito embaraçoso ver aquilo."

Ali Dia compareceu no campo de treinos, no dia seguinte, para receber tratamento a uma lesão e, depois de abandonar as instalações, nunca mais foi visto por aquelas bandas.

Quem era afinal este jovem primo de George Weah?

Ali Dia era, de facto, um jogador de futebol senegalês mas não era assim tão jovem quanto isso, pois tinha já 31 anos de idade (nasceu em Dakar, a 20 de Agosto de 1965). Para além de ter enganado toda a gente com a sua idade, as mentiras de Dia não ficaram por aí. Descobriu-se mais tarde que Weah não era primo de Dia nem tinha telefonado a Graeme Souness. Essa chamada tinha sido efectuada por um seu amigo, que era também seu agente. Não fosse isto suficiente, Dia também nunca tinha sido jogador do Paris St. Germain nem tinha representado a sua selecção.

Na verdade, Ali dia tinha jogado em divisões inferiores de França e Alemanha e quando tentou a sua sorte em Inglaterra fez testes em modestos clubes como Port Vale, Gillingham e Bournemouth, sendo que todos lhe fecharam a porta. Antes de assinar pelo Southampton, Dia fez 1 jogo (como suplente) pelo Blyth Spartans, clube de uma divisão regional no norte de Inglaterra. Depois da experiência fracassada na Premier League, Dia jogou ainda por mais um clube regional, o Gateshead, tendo participado em 8 jogos e marcado 1 golo na sua estreia.

No total, Ali Dia jogou em 6 clubes e marcou 2 golos nos 17 jogos que realizou, durante os 9 anos de carreira!

Hoje em dia é recordado como um dos maiores flops de todos os tempos e aparece em número 1 nas listas "Top 10 rubbish footballers" do The Sun e "The 50 worst footballers" do The Times.




João P. Silva