terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Swansea City - Equipa sensação

http://youtu.be/Ysu_DYJU81c

Antes de mais, convém começar este artigo dando os parabéns ao Swansea City por ter sido a primeira equipa Galesa a disputar a Premier League, sem dúvida, um grande feito.
Sob o comando de Brendan Rodgers, os Galeses têm-me impressionado, não só pelos resultados, mas principalmente pela qualidade do seu futebol. De certa forma, esta equipa faz-me lembrar o meu F.C. Porto da época passada, saem a jogar com uma linha de 3 - os centrais alargam-se no terreno e o trinco Britton recua - permitindo que os laterais Rangel e Taylor subam no terreno. Sempre com um futebol apoiado e de bola no pé, apesar de algumas debilidades técnicas dos seus jogadores, esta equipa nunca prescinde daquilo que são os seus princípios, quer joguem em casa ou fora. Isto tem trazido bons resultados no Liberty, 5 vitórias, 5 empates e apenas 1 derrota, porque com um ambiente muito impulsionador por parte dos seus adeptos, estes jogadores sentem-se mais à vontade e mais confiantes a jogar no seu terreno. Claro que nem sempre este estilo de jogo favorece uma equipa pequena, como aconteceu contra o Naite, em que perdem com um golo numa perda de bola em zona defensiva.

O Swansea é uma equipa constituída à volta dos seus 4 grandes pilares, que formam a espinha dorsal: Vorm - guarda-redes elástico, capaz de defesas impossíveis e muito seguro (figura incontornável desta Premier League); Williams - um central duro, com bom sentido posicional e um líder nacto; Allen - um diamante de apenas 21 anos, todas as jogadas de ataque passam por ele; Graham - ponta-de-lança não muito rápido, mas muito inteligente nas suas desmarcações e frio frente à baliza. Há outros jogadores de qualidade, como Dyer ou Sinclair, mas estes vivem muito dos momentos de forma e daquilo que a equipa lhes dá.

Este é uma admiração que eu tinha de partilhar com todos os leitores deste blog e espero que o Swansea consiga continuar a deixar uma marca galesa na Premier.

Em cima fica o vídeo do jogo no mítico estádio de Wembley que ditou a súbida desta equipa e a respectiva festa.

Parabéns Rodgers!

Luís Miguel Almeida da Silva

9 comentários:

  1. Grande Luís Silva, welcome back!Grande artigo, sim senhor! Permite-me acrescentar apenas uma pequena informação ao teu post que eu acho pertinente! Esta época do Swansea não deve ser totalmente imputada a Brendan Rodgers, e deve-se fazer uma menção a Roberto Martínez (actual treinador do Wigan) e a Paulo Sousa! Enquanto que Martínez dirigiu o clube galês durante as épocas de 2007/08 e 2008/09 e foi o grande impulsionador dos Cisnes para outro patamar (conseguiu acabar a sua 2º época em 8º lugar o que o transportou para o DW Stadium), Paulo Sousa foi um sucessor à altura! Apesar de um início tremido em Gales Sousa conseguiu fazer uma série de 11 jogos sem perder e teve grande parte da época 2009/10 em lugares de playoff, acabando por perder o 6º lugar para o Blackpool (os Tangerines acabariam mesmo por ser promovidos à Premier nesse ano)! Logo, o que eu queria frisar aqui é que para além do fantástico trabalho de Rodgers como o Luís Silva referiu, e bem, houve outras pessoas que elevaram esta equipa galesa para outro nível de futebol e não devem ser esquecidas!

    ResponderEliminar
  2. Tens razão. Isso e muito mais ficou por dizer, mas não queria tornar o artigo muito grande e maçudo, por isso tentei referir os aspectos mais importantes. Mas claro que esse ponto também é muito importante.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom Luís Silva! Grande artigo este... Poucos jogos vi do Swansea mas de facto o que vi agradou-me muito. Boa análise, como sempre!

    Só faltava dizer que há um jogador no plantel que subiu da League 1 para o Championship e daí para a Premier League. Ashley Williams, o bicho que tem capitaneado a equipa.

    ResponderEliminar
  4. Eu não me esqueci de referir esse homem, está ali como o grande esteio da equipa!

    ResponderEliminar
  5. Ei tens razão...já tava cheio de sono quando li isto, deixar passar LOL.

    ResponderEliminar
  6. Grande artigo, parabens luis "bola" silva. Devo dizer que apenas tinha reparado nos bons resultados dos cisnes... Não fazia ideia do bom futebol que praticavam até ter assistido ao grande jogo que disputaram contra o Arsenal. Confesso que o ponta de lança Graham foi uma agradável e inesperada surpresa para mim :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Akram, já andava há semanas para fazer este post. O Graham marca que se farta, nunca pensei que pudesse brilhar tanto esta época

      Eliminar
    2. este golo que ele marca é qualquer coisa! http://www.youtube.com/watch?v=Rhgu72cOqYI&feature=player_embedded

      Eliminar