quinta-feira, 14 de março de 2013

Relegation Battle.

Para alguns de vós poderá não ser novidade, mas aproveito para aqui frisar que, chegada esta altura do ano, o que mais me atrai na Premiership é a mítica relegation battle. Sim, eu prefiro, de longe!, uma boa luta pela sobrevivência a uma luta pelo título. Mesmo no ano passado, com aquela última jornada entre City e United completamente do outro mundo, estava muito entusiasmado com as movimentações na parte inferior na tabela. Tem muito mais piada e fibra. É mesmo o que mais me excita na Premier League e este ano ainda mais uma vez que o título está mais que entregue.


A nove jornadas do fim, e com algumas equipas com um jogo em atraso, está mais que na hora de começar a fazer contas. Por esta altura, e olhando de forma pouco aprofundada para a metade inferior da tabela, diria que há seis equipas que se "destacam" na luta pela manutenção. Eu incluiria ainda o Norwich, caso não ganhe um jogo nos próximos tempos, devido à dificuldade que os canários demonstram em marcar golos. O West Ham, apesar do calendário complicado deve-se conseguir manter alheio.

Assim, tudo deverá ficar decidido entre QPR (a subir de forma, com qualidade, confiança e um calendário acessível até ao final da época), Reading (com calendário complicado, sem qualidade no plantel e neste momento sem treinador), Wigan (será desta que o Wigan não vai explodir nesta última fase da temporada?), Villa (tem Benteke e jogos cruciais em casa com QPR, Fulham ou Southampton mas tem uma equipa de miúdos demasiado inexperientes), Southampton (Pochetino nem começou mal mas a equipa não consegue ganhar) e Sunderland (momento de forma péssimo e calendário manhoso).

Até hoje apenas uma equipa que no Natal se encontrava em último lugar conseguiu manter-se na Premier League. Foi o West Brom em 2005. No Natal tinha apenas 10 pontos e chegou à última jornada, ainda em último lugar, com 31 pontos, sendo que tinha acima duas equipas com 32 e uma com 33 pontos! Safou-se com 34, incrível! Eu aposto no QPR para repetir este enorme feito; o Reading parece-me completamente condenado; o Sunderland, muito sinceramente, parece-me que ainda pode descer apesar de já ter 30 pontos (defronta Man Utd, Chelsea, Newcastle no grande derby e Everton de rajada); Villa, Southampton e Wigan, por motivos diferentes, estão para mim na corda bamba e tanto os vejo a descer como a boiar mesmo acima da linha de água. Uma coisa é certa, há muito futebol para jogar e na Premier League o que hoje parece um facto amanha já não o é - tudo muda numa questão de segundos (lembram-se do título do City?). Gostava de chamar a vossa atenção para os míticos e deveras emocionantes six-pointer como o Villa-QPR já nesta jornada, Reading-Saints, Saints-Sunderland, Sunderland-Villa, QPR-Wigan, Saints-Reading, QPR-Reading ou Villa-Wigan (na derradeira jornada!). Estes são aqueles grandes jogos que podem valer 6 pontos, onde as equipas deixam tudo em campo e os adeptos sofrem nas bancadas como se não houvesse amanhã! Não percam os próximos episódios desta relegation battle porque é aqui que está toda a beleza da Premier League.



António Joaquim Oliveira

- Tabela retirada do site da Permier League
- Na foto: Bryan Robson, o homem que salvou o West Brom em 2005

1 comentário:

  1. Não gostava de ser eu a dizer ao red "i told you so" mas sou obrigado ao ver o fulham nesta luta. red, i told you so.

    ResponderEliminar